29/07/2014
MPF recomenda que governo de SP implemente racionamento de água.

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo recomendou ao governador Geraldo Alckmin e à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que apresentem projetos para a implementação do racionamento de água nas regiões atendidas pelo Sistema Cantareira.  Segundo o MPF, a recomendação, divulgada na última segunda-feira (28), pretende evitar um colapso do conjunto de reservatórios, que abastece 45% da região metropolitana da capital.

 

O governador Geraldo Alckmin e a Sabesp têm dez dias para informar as providências a serem tomadas em relação à recomendação. "O MPF não descarta a adoção de medidas judiciais caso o governo não atenda à medida", informou o órgão em nota divulgada à imprensa.

 

De acordo com o MPF, a recomendação é baseada em um estudo de pesquisadores da Universidade  Estadual de Campinas (Unicamp), que indica que o volume do Sistema Cantareira pode secar totalmente em menos de 100 dias.

 

"Apesar da situação delicada e da previsão de pouca chuva nos próximos meses, o governo de São Paulo descartou o racionamento e estabeleceu apenas a concessão de descontos a quem economizar água. A Sabesp chegou a propôr o aumento da vazão para manter o abastecimento em níveis contínuos, mas o comitê anticrise que monitora a situação dos reservatórios rejeitou o plano", ressaltou o MPF.

 

Desde o dia 15 de maio, a Sabesp tem captado a água do chamado volume morto - camada mais profunda dos reservatórios. "Porém, neste estrato, estudos apontam maior concentração de poluentes, que incluem metais pesados, compostos orgânicos prejudiciais à saúde, bactérias, fungos e vírus".

 

A recomendação é assinada pelos procuradores da República Adilson Paulo Prudente do Amaral Filho, Priscila Costa Schreiner e Suzana Fairbanks Oliveira Schnitzlein.

Fonte: Diário Comércio Indústria e Serviços - DCI

 
Essas informações foram úteis para você?
Sim Não